Extensão

Programa de Divulgação da Museologia do LAMUPi (2019-2023)

O presente programa tem o objetivo de articular os projetos de extensão do Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e PAtrimônio, do DEMUL/EDTM da UFOP, visando divulgar os conceitos e práticas da Museologia para a comunidade de Ouro Preto, e contribuindo para a formação para a cidadania com a comunidade local. De uma outra feita, tendo em vista a formação interdisciplinar do profissional museólogo, o projeto visa a integração entre os domínios inter-relacionados do Ensino, da Pesquisa e da Extensão no espaço institucional da universidade, da cidade e seus distritos.

 

  • FABULAÇÕES museológicas: é um projeto de extensão que busca estabelecer um cenário interdisciplinar e público de reflexão acerca das dimensões práticas e teóricas dos museus, tomando a materialidade do mundo e as diferentes linguagens como objeto de análise. Hoje o FABULAÇÕES realiza sessões mensais no Cine Vila Rica, contemplando  projeção de filmes e palestras, mas encontra-se aberto para o diálogo com outras linguagens.  

 

  • Ouro Preto e os Museus do Mundo: é uma ação extensionista que visa a integração entre o curso de Museologia da UFOP, o Museu da Inconfidência e as escolas de Ensino Fundamental da região de Ouro Preto.  O projeto Ouro Preto e os Museus do Mundo se orienta a partir de duas ideias básicas: 1. Ouro Preto, não obstante as políticas de preservação e as estratégias de exploração do turismo midiático, é um ponto na rede de conexões globais do mundo, tendo experimentado os mesmos processos que caracterizaram a formação da sociedade global, como a migração, a exploração da terra, a delimitação de um patrimônio excludente, os conflitos políticos e a transformação ambiental, entre outros; 2. a Museologia, ciência do espírito com finalidade prática, tem como objeto a investigação do museal no mundo e deve assumir o desafio de descentralizar os discursos normativos (coloniais, nacionalistas, opressivos, racistas, sexistas, dentre outros) que organizam os sistemas e instituições de preservação. O objetivo central do projeto é articular essas duas premissas, construindo com os alunos do ensino básico de Ouro Preto a percepção da cidade como espaço moderno, com demandas urgentes e graves, onde a crítica deve se constituir como uma ferramenta para a cidadania, e uma ideia de museu como espaço da imaginação, do exercício do sentido de comunidade e de valor social, onde se pode projetar aquilo que se quer para o futuro.